Para quem vai começar um novo negócio uma dúvida que sempre fica é: quais são as vantagens do coworking sobre o home office?
Ainda mais se você procura um modo independente, econômico e extremamente profissional de trabalhar. Os coworkings hoje oferecem exatamente essa via. Ou seja, permitem ter tudo isso concentrado em um apenas um lugar.
Os escritórios compartilhados são uma tendência que vieram para ficar e crescem cada vez mais, podendo ser uma escolha perfeita tanto para freelancers, profissionais autônomos e startups, quanto também para médias e grandes empresas.
Num espaço de coworking, você compartilha um escritório com pessoas de várias áreas e fica em uma sala particular ou então em uma mesa designada. Isso depende do seu tipo de reserva.
Ou, ainda, pode optar pelo escritório virtual.
O mesmo consiste em um atendimento telefônico personalizado, a administração das suas correspondências e a utilização do endereço comercial para fins oficiais.
Uma das grandes diferenças do coworking e do home office é que o primeiro oferece espaçosas e confortáveis salas de reunião para receber seus clientes, ponto chave para alguns empreendedores. Em casa, a coisa é um pouco diferente, mais complicada.
Fora isso, os escritórios compartilhados dispõe de toda a capacidade técnica para o seu negócio deslanchar, como móveis, internet de altíssima velocidade, telefone, suporte administrativo, entre outros.
Sem contar que tudo isso é oferecido através de uma mensalidade adaptável, de acordo com as necessidades que cada um tem. E que o seu bolso pode alcançar.
Questão econômica pesa na decisão!
Sem dúvida alguma, a questão econômica tem um peso grande nessa decisão! No coworking sempre se leva em conta o conceito de redução de custos. Ainda mais se compararmos o gasto com um escritório próprio, ou seja, alugado.
Isso junto com a facilidade do networking e de espaços como salas para reuniões com clientes, certamente motivam o profissional a optar por esses modelos de escritórios.
Afinal, o fato de ser frequentado por profissionais das mais diversas áreas de atuação, faz com que o coworking possibilite o fechamento de parcerias e negócios.
Com certeza, essa é a melhor alternativa para quem está começando em um ramo de atuação, ou para os pequenos empresários, que têm mais dificuldade para se manterem competitivos em seu setor.
Ao dividir o escritório com outras pessoas, nas mais diferentes funções, é possível obter alguns conselhos e novos insights para o seu negócio, ainda que eles sejam profissionais de outras áreas.
Novos contatos abrem portas para novas possibilidades e agregam um valor inestimável ao seu negócio. Fora que é justamente uma das principais vantagens do coworking.
O desejo de todo empreendedor é que seu negócio cresça. E quando isso acontece, é preciso contratar ou então ampliar sua equipe. Trabalhar em home office fazendo isso é praticamente impossível!
Segundo estudos de uma organização que monitora o crescimento dos espaços compartilhados no mundo todo, a projeção é que até o final desse ano esses espaços de trabalho serão frequentados por mais de 4 milhões de pessoas. Em 2016, esse número não chegava a 1 milhão de pessoas.
Ou seja, o crescimento desses modelos de escritórios, dessa demanda, simplesmente quadruplicou em um período de 4 anos!
Um espaço de coworking é sempre projetado para tornar o trabalho mais produtivo. Essa é uma das suas principais finalidades.
Home office desvia o foco do trabalho
Como tudo na vida, sempre algumas de nossas opções terão suas vantagens e desvantagens.
Sem contar que, no home office, trabalhando por conta própria, muitos empreendedores acabam desviando sua atenção por vários fatores. A casa é o lugar onde as crianças vivem fazendo barulho, os cachorros ficam latindo, ainda têm as tarefas do lar, entre outros incômodos.
O que é completamente diferente em um espaço de coworking. Quem vai lá, está trabalhando, produzindo e, diferente do trabalho em casa, há muito menos distrações. Com isso, o profissional se mantém muito mais concentrado e o tempo total de trabalho é muito mais bem aproveitado.
É a possibilidade também de fazer mais em menos tempo, principalmente para aqueles que reservam seu espaço por hora, por exemplo.
Do mesmo modo, uma mudança de cenário é necessária para revigorar e quebrar a rotina. É bastante complicado ter uma vida sempre igual e, ao mesmo tempo, gerar novas ideias.
Procurar outras referências, encontrar pessoas novas, poder trabalhar em lugares diferentes são motivos que estimulam a criatividade. Trabalhar o tempo todo em casa induz à mesmice.
Produzir em um escritório compartilhado significa, normalmente, conforto, que é muito maior nos coworkings já que há uma preocupação com ergonomia, com as salas de reunião (sempre confortáveis), além de toda a infraestrutura de um bom ar condicionado. E, claro, sempre em pleno funcionamento.
É quase impossível que um local de trabalho como um coworking apresente qualquer problema neste sentido. Suas cadeiras são muito bacanas, ergonômicas, sendo desenvolvidas para você produzir o dia todo, tendo a internet sempre funcionando, sem nunca cair, nem te deixar na mão. Cenário que, como sabemos, ocorre com muita frequência em nossas casas.