Para quem está abrindo seu negócio próprio, ou trabalha de forma independente, uma ótima dica é o coworking e as vantagens do endereço fiscal que ele oferece.
Ao abrir uma empresa, o microempresário tem que provar a sua existência aos órgãos públicos. Por isso, ele tem que fornecer um endereço que, obviamente, seja válido.
É neste ponto que entram as vantagens de se obter um endereço fiscal.
O que alguns podem encarar como uma barreira, na verdade, a solução já está pronta, bem na frente deles, de bandeja!
Muitos empreendedores, diversas vezes têm medo de caminhar com as próprias pernas porque eles não têm um local fixo para abrir a sua empresa então ou porque esbarram em dificuldades ao tentarem fazer da sua casa um home-office.
É aqui, exatamente, que entra essa ótima possibilidade: o endereço fiscal.
O que é o endereço fiscal? Como consigo obter um?
O endereço fiscal é o local oficial que serve para o registro da empresa, mas que não necessariamente é realmente a sede da empresa, de fato.
Isso é feito, absolutamente dentro da lei, para empresas prestadoras de serviço. O conceito consiste em registrar somente um endereço válido para que a abertura da empresa se torne viável.
Isso é, diferente do que muitos pensam: não é preciso locar um ponto comercial especificamente para essa finalidade.
Um endereço fiscal pode ser conseguido de dois modos: usando um endereço com autorização do proprietário para o registro da empresa ou, então, a outra alternativa é contratar uma empresa especializada, como um escritório de coworking.
Caso for usar um endereço de modo independente é fundamental que o proprietário autorize que você realize o registro do imóvel.
Se os donos de uma empresa, um casal, por exemplo, moram de aluguel, é quase impossível que o locador deixe que seja feito este registro para abrir uma empresa.
Isso ocorre porque o aluguel para pontos considerados comerciais é diferente de um endereço residencial. Ou seja, são coisas distintas.
De outra maneira, ao buscar uma empresa especializada no assunto, você passa a possuir um endereço que tenha credibilidade.
Para isso, portanto, precisa só pagar um determinado valor mensal. Na maioria dos casos, ele é baixo e vantajoso.
O que muda entre endereço fiscal e comercial?
A distinção entre endereço fiscal e o endereço comercial é que o primeiro é usado somente para o registro da empresa. Isso é: o endereço fiscal não diz respeito sobre onde a empresa efetivamente atua. Ou seja, sobre a sua sede, de verdade.
No método tido como convencional, endereço comercial e endereço fiscal são os mesmos, pois a empresa atua no endereço registrado. Ou seja, esse fator consta do contrato social.
Já quando o profissional atua em um escritório de coworking, por sua vez, a situação é diferente. Em diversos casos, talvez na maioria, o trabalhador autônomo pode não atuar em um endereço fixo, como em determinadas funções (como um consultor de vendas ou um jornalista freelancer, por exemplo).
Ou seja, de fato, o autônomo não atua em uma sede fixa.
As vantagens de usar um endereço fiscal
Usar um endereço fiscal gera benefícios bastante interessantes para o seu negócio. Essencialmente, quando ele cria a possibilidade de atuar em um escritório de coworking.
Sendo capaz de melhorar resultados importantes do seu negócio, esse tipo de endereço oferece algumas vantagens.
Garantia de regularização do negócio. Sem um endereço para registro, a lei não permite que você obtenha um CNPJ da sua empresa.
Deste modo, não conseguirá realizar o cadastro na Junta Comercial e, portanto, não pode efetivamente regularizar a sua empresa.
Desta forma, ter um endereço fiscal facilita tudo, ajudando a garantir a regularização do seu negócio. E, também, evita problemas com a receita federal.
Aluguel de escritório x coworking: redução de custos
Alugar uma sala comercial pode se tornar um transtorno. Por esse motivo, ter um endereço fiscal é muito interessante para se ver livre dessa burocracia.
Como em espaços compartilhados só é necessário desembolsar a taxa mensal do endereço, você acaba se livrando de todo o lento processo de locação de uma sala comercial.
Além disso, utilizar um endereço fiscal também é extremamente vantajoso porque ele reduz custos, uma vez que o aluguel de um ponto comercial é bem mais caro do que fazer o aluguel de um endereço fiscal.
Outra vantagem é que trabalhar em um escritório de coworking, ou seja, em um local em que várias pessoas atuam juntas, na chamada economia compartilhada, também acaba resultando em redução de custos, já que elimina totalmente a obrigação de gastar com estrutura.
Escritórios virtuais autorizam que você tenha acesso a diversas vantagens como reserva de salas de reuniões, recebimento de correspondência, e que possa compartilhar com os outros ocupantes do escritório compartilhado, os serviços de profissionais como recepcionistas, secretárias e faxineiras.
Sem dúvida alguma, o endereço fiscal é uma bela oportunidade para empresas que tenham como meta a redução da burocracia, dos seus custos e, acima de tudo, a regularização do seu negócio.
Versátil, moderno, dentro da lei e útil, este serviço é indispensável para quem deseja ter o seu negócio de prestação de serviços com segurança e custo baixo.
Vale dizer ainda que o endereço fiscal tem sido muito aproveitado também por empresas que estavam em um determinado imóvel comercial e o deixam. Ou seja, o dono da empresa deixa o antigo endereço comercial e passa a trabalhar em sua casa.
Enquanto isso, o endereço da sua empresa, durante um curto período, fica atrelado ao imóvel antigo enquanto o dono não arruma outro locatário.
De outro modo, muitas empresas que acabam passando por certas dificuldades precisam manter um controle das correspondências e não desejam receber isso em casa.
Então o dono da empresa acaba transferindo esse recebimento para um escritório de coworking, em um endereço fiscal, em um local que ele sabe que terá um controle rigoroso sobre isso. E que não seja em sua casa. Com isso, evita surpresas desagradáveis.