Reforma de escritório e coworking. A princípio uma não tem relação com a outra, certo? Errado! Reforma de escritório e coworking tem tudo a ver!
É claro que uma reforma em nosso local de trabalho sempre traz algum contratempo. Ainda mais se for de uma empresa de porte médio ou grande porte.
Porém, o coworking entra com um conceito que está cada vez mais sendo adotado por empresários e donos de empresas.
Ou seja, enquanto sua sede está sendo reformada, simplesmente seus funcionários são remanejados para esses espaços.
Com valor bem mais baixo do que uma sala tradicional, os escritórios compartilhados podem se tornar uma grande e eficaz alternativa para os proprietários ou gerentes de empresa que buscam locais para seus empregados produzirem com eficiência.
Sem dúvida alguma, trabalhar em um espaço descolado, num ambiente descontraído, diferente de uma sala comercial com suas regras rígidas vai fazer com que os funcionários produzam mais.
Isso serve tanto para startups e profissionais autônomos como também para grandes empresas. Fora que a economia de locação de um espaço compartilhado é de cerca de 40%, se comparada a uma sala comercial convencional.
Trate-se por tanto de uma redução de custos significativa, quase metade do convencional.
E, normalmente, os espaços de coworking tem boa localização, alguns até em bairros mais centrais, perto de metrô e shopping. Sem dúvida, com isso, há também outra redução de custos, acima de tudo com transporte.
O coworking aparece, assim, como uma alternativa muito interessante.
A empresa pode pagar pelo uso de uma estação de trabalho por períodos ou jornadas fixas no caso do trabalho intermitente.
Há histórias de empresas inteiras que estão atuando em espaços de coworking, e até mesmo de grandes companhias que adotaram esses espaços colaborativos de trabalho.
Coworking oferece toda a infraestrutura física
O coworking disponibiliza toda a infraestrutura física e comodidade: desde espaços de trabalho, mobiliário, internet, telefone, salas de reunião, privativas e até sede fiscal.
Poder realizar cursos, eventos semanais e reuniões com grandes grupos também são outros atrativos dos espaços de coworking.
Nos escritórios compartilhados, todos ganham: a colaboração em geral valoriza as pessoas, estimula a inovação e também o estabelecimento de novas parcerias, fortalecendo, assim, toda a economia.
Sem dúvida, por tudo isso, o coworking pode ser o espaço perfeito para a sua empresa!
Principalmente, se ela estiver passando por uma grande reforma.
Ele pode oferecer todo o conforto de um trabalho remoto, com condições mínimas de infraestrutura, superando assim todos os transtornos que uma reforma traz para funcionários e empresa.
Os espaços de coworking em geral oferecem mesas de trabalho, espaços de convivência, mas muitos apostam também na criação de redes fortes de contatos, promovendo eventos de networking.
Os escritórios compartilhados disponibilizam ainda limpeza frequente e profissionais que cuidam da organização do ambiente.
Sendo assim, não é preciso desperdiçar tempo com atividades cotidianas de manutenção de espaço. Fora tudo, o cowoking tem burocracia zero ao ter seus espaços preenchidos.
É um caso oposto de quando uma sala comercial é alugada com intermediação de uma imobiliária, por exemplo. Fora isso, é provável que seu trabalho poderá ser iniciado no mesmo dia em que for visitar um escritório compartilhado.
Aqui está outra grande vantagem daquelas empresas que precisam passar por uma reforma. Nem um dia de trabalho será desperdiçado com essa transformação.
O coworking, na grande maioria das vezes, oferece opções com ou sem períodos de fidelidade, sendo que não é necessário nem fiador, nem seguro.
Planos de uso flexíveis
Da mesma forma, há planos de utilização bem flexíveis, para quando você só precisar usar o espaço por poucos dias na semana, no mês, ou então somente algumas horas eventuais.
Do mesmo modo, há espaços onde os frequentadores dos escritórios compartilhados fazem planos por hora ou somente diárias. Neste caso, será necessário colocar os seus objetos em armários no final do seu trabalho ou levar e trazer seu computador e papéis, para casa e de volta para o coworking, causando certo desconforto.
Também pensando nisso, há escritórios que disponibilizam armários para estes usuários.
Fora isso, o coworking também entra com uma excelente alternativa para aqueles que querem ter a oportunidade de ver seus trabalhos descentralizados.
Serviços de impressão, telefonia, conexões de altíssima velocidade, mesas e cadeiras confortáveis para se trabalhar, entre outros itens fundamentais para uma jornada de trabalho produtiva são oferecidos nos espaços modernos de coworkings.
Não será mais preciso desembolsar a conta de luz, de água, de telefone, de internet. Tudo isso está incluso no seu pagamento, gerando, assim, menos despesas para você!
Isso é coworking na essência: redução de custos, possibilidade de network, produção eficiente, ambiente descolado, entre outras dezenas de facilidades.
Entre elas também estão inclusas salas privativas para reunir sua equipe de trabalho, com todo conforto e privacidade. As mesmas também podem receber encontros entre seus clientes e seus funcionários, como se eles estivessem dentro de sua empresa mesmo.
Em outros casos, esses modernos espaços podem ser usados até mesmo para realizar eventos empresariais, como, por exemplo, um curso para os seus colaboradores. Esse é apenas um dos exemplos da funcionalidade de um coworking enquanto a sede da sua empresa está sendo reformulada.
Ou seja, são soluções apresentadas para empresas de qualquer tamanho e com qualquer número de funcionários.
Trabalhar em coworking significa um novo modo de pensar o ambiente corporativo
Lembrando sempre que o seu capital já está comprometido com seu imóvel, com investimentos pesados para operacionalizar sua empresa, além dos custos com serviços e instalações. E que as empresas usam recursos valiosos para operar e administrar seus espaços de escritório.
Fora que os funcionários perdem um bom tempo com deslocamento para trabalhar em um espaço que não inspira e que não estimula a produção. Economizar tempo no trânsito e atuar em um ambiente inspirador atrai os melhores profissionais e os mantêm produtivos.
Em resumo: trabalhar em espaços de coworking significa uma nova maneira de pensar o ambiente corporativo, fora dos escritórios tradicionais, que tem reunido, cada vez mais, uma grande quantidade de pessoas para produzir em um local adequado e acolhedor.