A pandemia da Covid-19 causou inúmeras mudanças em todo o mundo, principalmente no cenário dos negócios e trabalho. Porém, algumas delas podem ter chegado para ficar, como é o caso do coworking. Com a crise sanitária, a grande maioria das empresas passou a aderir ao home office, provando que os funcionários estão aptos para operar com opções mais flexíveis de trabalho. Outras, ainda, deixaram o escritório tradicional permanentemente. Por isso, entenda melhor; empresas migram para espaços de coworking: saiba os motivos.
As alterações causadas por esse período fizeram com que as organizações passassem a repensar seus espaços e a rotina de seus funcionários.
Nesse contexto, o coworking é uma forte aposta para o mundo pós-pandemia, já que é preciso se adaptar aos novos modelos de mercado e negócios.
A expectativa é que o movimento siga em ascensão, considerando que agora as empresas buscam locais que ofereçam redução de custos, flexibilidade de trabalho e contratos. A BSR, por exemplo, é um espaço de coworking que oferece tudo isso e muito mais.
Mas afinal, o que é um coworking de empresas?
O coworking é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento do local e recursos de escritório, reunindo pessoas que podem ou não trabalhar na mesma empresa, ou área de atuação.
A BSR oferece – além de espaços compartilhados – salas privativas, sala multimídia com capacidade de até 20 pessoas com TV e projetor, sala de reunião e um café para descontrair ou dar um gás em dias cheios de trabalho.
Muitos associavam o coworking a um local de trabalho compartilhado voltado para profissionais autônomos, freelancers, pequenas e médias empresas ou startups, porém essa visão ficou para trás.
Hoje, espaços de trabalho compartilhados são considerados o futuro do mercado, principalmente por focar na experiência e troca entre os funcionários.
Além disso, é uma ótima opção para fazer novos contatos de negócios por meio do networking, considerando que há pessoas de empresas diferentes trabalhando no mesmo local.
Com inúmeros benefícios, até mesmo grandes empresas já migraram para esta inovadora forma de trabalho.
Menos burocracia e mais flexibilidade; empresas migram para espaços de coworking: saiba os motivos
Espaços de coworking têm contratos bem mais flexíveis e caso seja necessário realizar a interrupção, não há tanta burocracia quanto uma locação comum.
A BSR oferece diferentes tipos de planos, adaptando o melhor para a rotina de cada empresa ou trabalhador.
É uma ótima opção para quem acabou deixando o escritório na pandemia e deseja voltar a ter um espaço físico, mas ainda não sabe para onde ir. Seja para o período de adaptação ou para se tornar o novo espaço da sua empresa, a BSR está de portas abertas no momento em que você mais precisa.
Para facilitar ainda mais a sua experiência, a BSR também oferece o dobro de cadeiras para uma empresa. Por exemplo, em salas de 4 cadeiras, 8 pessoas podem se cadastrar.
Dessa forma, há maior flexibilidade e liberdade para os funcionários executarem suas funções, pois não precisam ficar todos juntos durante 8 horas no local, como em um escritório convencional.
O responsável por gerenciar as pessoas de uma empresa, pode organizar um cronograma da forma que desejar. Alguns funcionários podem estar no espaço de coworking todos os dias, alguns com menor frequência, outros em home office – a ideia é que cada empresa (e profissional!) use o espaço da melhor forma possível.
Coworking proporciona redução de custos
Ao optar pelo coworking, a economia é um dos maiores benefícios. Grandes empresas gastam muito para manter um local de trabalho, arcando com aluguel, contas de luz, água e internet, além de precisar mobiliar todo o espaço.
Na BSR, você opta pelo melhor plano para o seu trabalho, recebe infraestrutura e tecnologia de qualidade e paga o valor pelo tempo que precisar, seja por um, dois meses ou até mesmo um ano. O que for ideal para a sua empresa!
A economia é ainda maior, pois você não precisará realizar manutenções. Ao longo do tempo, computadores ficam obsoletos, móveis podem estragar e problemas de instalações podem acontecer em uma empresa. A responsabilidade por tudo isso é do coworking!
Além de não precisar gastar dinheiro com os reparos do local, também não gastará tempo pensando nisso, podendo focar somente nas suas funções, aumentando a produtividade.
Maior produtividade para os funcionários
Os espaços compartilhados também são uma ótima opção para quem trabalha em home office e quer mudar um pouco o ambiente e ter mais foco, pois as interrupções que acontecem em casa, podem atrapalhar o desempenho.
O funcionário pode escolher o coworking mais perto de sua casa, sem perder tempo no trânsito e evitando o estresse causado nesse deslocamento, o que oferece melhora automática na qualidade do trabalho.
Se a pessoa pode acordar alguns minutos mais tarde, não vai precisar enfrentar o trânsito da cidade grande, automaticamente vai chegar ao local mais disposta. E de forma mais rápida.
Com a flexibilidade oferecida pela BSR, que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, você pode escolher qual o melhor dia e horário para trabalhar, podendo conciliar a vida profissional com a pessoal da melhor maneira.
A BSR é um ambiente estruturado com design moderno, o que incentiva a criatividade de quem o frequenta.
Outro ponto importante é o fato de que estar em um ambiente com pessoas de diferentes áreas trabalhando, pode ser um grande impulso de motivação para a equipe, aumentando o senso de responsabilidade e diminuindo a procrastinação.
Networking: a chave do negócio
Diferente de escritórios comuns, espaços de coworking como a BSR, proporcionam a oportunidade de conviver com funcionários de diferentes áreas de atuação, fazendo o famoso networking.
O ambiente compartilhado oferece a conexão e troca de experiências com vários profissionais diferentes, aumentando sua rede de contatos profissionais, o que pode enriquecer seu trabalho, trazer novos aprendizados e criar um ambiente colaborativo.
Ao conviver com diferentes profissionais, você e sua equipe vão sair da bolha corporativa que estavam inseridos e já acostumados, passando a conversar e debates sobre assuntos diversos. Trocas assim podem fornecer novas soluções para um problema.
Além de tudo isso, é uma ótima chance de ampliar seus negócios e oferecer seus serviços. A pessoa que está trabalhando ao seu lado, pode estar precisando justamente da sua mão de obra especializada.
Atualmente, o networking é essencial para crescer no mercado de trabalho, seja individualmente, ou como empresa.