Entre as diversas vantagens que um escritório compartilhado oferece, sem dúvida alguma, o trabalho em um coworking também proporciona a incrível chance de incrementar os seus negócios.
Seja você dono de uma agência de turismo, de publicidade, ou mesmo de um escritório de arquitetura, com certeza absoluta, é em um coworking que você pode encontrar profissionais muito interessantes com os quais é possível trocar informações, complementar o seu trabalho, se aproximar e, o principal, fomentar o seu negócio.
Se, antigamente, compartilhar o espaço de trabalho com outras pessoas e até mesmo com outras empresas parecia um risco para a sua produtividade, privacidade e a seriedade dos seus negócios, atualmente, pelo contrário, este conceito já caiu por terra.
Em primeiro lugar, o dinamismo, que conta muito, é a fundamental característica de um escritório compartilhado.
Em um espaço como este, pode-se multiplicar suas ideias, seus contatos e novos negócios podem surgir e esta oportunidade pode estar ali, do seu lado, na mesa próxima a você, na sala próxima, ou seja, bem na sua frente!
Sem falar que, hoje em dia, participar de eventos formais ou informais e exercer o espírito de colaboração, é fundamental para a nova economia.
No começo, os escritórios compartilhados eram ocupados por startups de tecnologia e empresas ou freelancers ligados à indústria criativa (agências de publicidade e comunicação, por exemplo).
Hoje, isso já se transformou um pouco e o mercado já tem nichos de todos os tipos, inclusive servindo de opção para ONGs, advogados, e outros ramos de trabalho.
Escritório compartilhado amplia sua rede de contatos
Não tenha qualquer dúvida: a criação e a manutenção de círculos sociais profissionais permitem interações que, certamente, em um futuro próximo, podem render bons frutos.
Por sua vez, o coworking colabora e, muito, para isso, já que nele estão profissionais de diversas áreas, atuando em um espaço diversificado onde as oportunidades podem aparecer a qualquer instante.
Caso você já seja um frequentador de um coworking, já sabe que isso é um fato: simples conversas com seu “vizinho” de sala podem acabar rendendo parcerias e novos negócios.
Fora isso, ambientes e colegas de trabalho considerados como saudáveis te ajudam a se tornar um profissional melhor: mais produtivo, proativo e criativo.
No “novo normal” em que vivemos atualmente, os ambientes compartilhados surgem como uma bela opção que atende a diferentes necessidades dos trabalhadores.
Do mesmo modo, o coworking também cai bem para profissionais de empresas tradicionais e de grandes negócios já que é cada vez mais comum que uma parte da operação seja alocada em um coworking ou, então, que colaboradores sejam enviados para um período de imersão com o objetivo de levar para dentro da empresa uma cultura mais colaborativa e inovadora.
Sem nenhuma dúvida, o grande objetivo e diferencial de um escritório compartilhado é que além de oferecer um belo espaço para produzir, ele também traz um ambiente favorável ao relacionamento, a troca de experiências e, principalmente, a um belo networking.
Hoje, o coworking é usado como uma estratégia de negócio de uma startup, para dar visibilidade, ter estrutura e capturar contribuições de diferentes profissionais.
O espaço de escritório compartilhado é com certeza um local propício à colaboração. Há alguns ambientes comuns, de descanso, de relaxamento, cozinha e área de alimentação, onde estas conversas acabam rendendo muitos negócios ou, ao menos algumas indicações.
Layout do coworking contribui para cultura colaborativa
Até mesmo o layout geral dos escritórios e as mesas contribuem para uma cultura colaborativa. Dessa forma, os profissionais interagem com pessoas de outras empresas e das mais diversas áreas de atuação.
Cada ambiente foi projetado em um coworking com um propósito definido e todos podem desfrutar das suas vantagens.
O networking permite, desta forma, uma eficiente troca de conhecimentos e também possibilita muitas oportunidades de negócios. Isso é muito interessante porque todos que atuam dentro de um escritório compartilhado podem construir uma rede de contatos.
É, neste momento, que aparecem as famosas oportunidades de negócios e parcerias, troca de experiências e uma ajuda mútua entre gestores e colaboradores de diferentes organizações.
Sem dúvida, essa troca é muito rica, benéfica, e é uma das principais maneiras de uma empresa se beneficiar de um espaço de coworking.
Ter a estrutura perfeita e um clima amigável são fatores que influenciam de forma direta no nível de produtividade dos profissionais. E isso é exatamente o que um espaço de coworking oferece!
Consequentemente, com tantas empresas alocadas em um mesmo andar ou em um mesmo prédio e seus colaboradores convivendo todos os dias, é natural que seu negócio vire uma vitrine, isso é: que seja visto por quem está ali.
Dessa forma, surgem novos clientes, parceiros e a sua marca fica mais conhecida no mercado. E isso é excelente para criar “o brand awareness”, ou a consciência de marca, métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores e fomenta o seu crescimento.